Eventos

30.04.2013

V Copa de Futsal AG

Regulamento Geral - Masculino e Feminino

CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E ABRANGÊNCIA

ART. 1º - Os jogos da V Copa de Futsal serão realizados no âmbito da Imbiribeira e adjacentes, facultada aos alunos regularmente matriculados no sistema de ensino das escolas convidadas, e serão regidos por este Regulamento Geral.

Parágrafo único - As escolas que descumprirem este Regulamento Geral perderão o direito de encaminharem as equipes no ano seguinte.

CAPÍTULO II - DAS FINALIDADES

ART. 2º - Os jogos da V Copa AG de Futsal têm por finalidade principal desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo-cultural na área do esporte escolar, exaltando esta prática social como um dos fatores que contribui para formação e exercício da cidadania do educando, bem como incentivar o surgimento de novos valores para o esporte nacional.

CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS

ART. 3º - Os jogos da V Copa AG de Futsal têm por objetivo:

Incentivar a prática esportivo-cultural como um direito social básico, imprescindível para formação e exercício da cidadania do educando; desenvolver o intercambio sócio-esportivo-cultural entre as escolas convidadas; promover o esporte escolar nas suas manifestações de participação e rendimento; e selecionar os alunos-atletas para representar sua escola em competições escolares.

CAPÍTULO IV - DA PROMOÇÃO

ART. 4º - Os jogos da V Copa de Futsal serão promovidos pela Escola Anita Garibaldi, através do professor responsável pela área de esporte, em período a ser fixado em Calendário.

Parágrafo único - Para a realização dos jogos da V Copa AG de Futsal, os promotores estabeleceram taxas de inscrição para as escolas convidadas e também podem estabelecer convênios com associações esportivas, federações esportivas, empresas patrocinadoras, entre outras.

CAPÍTULO V - DOS PODERES E DAS COMPETÊNCIAS

ART. 5º - Os jogos da V Copa AG de Futsal terão o seguinte poder:

Comissão de Honra / Direção Geral

ART. 6º - A comissão de honra será constituída pela direção da Escola .

ART. 7º - A Direção Geral será constituída por um representante da Escola .

ART. 8º - Compete à Direção Geral:

a) Assegurar e fomentar a realização dos jogos na idade de 11 a 14 anos na categoria Feminino, de sub-12 e sub-14 no masculino;
b) Estimular a participação das escolas convidadas, fazendo uso dos meios de divulgação ao seu alcance;
c) Interpretar e resolver os casos omissos deste Regulamento Geral.

CAPÍTULO VI - DA COMISSÃO DISCIPLINAR

ART. 9º - Será constituída pelos técnicos que participarem dos jogos (os mesmos deverão ser professores de Educação Física).

ART. 10º - A comissão disciplinar deverá observar os seguintes preceitos:

a) Reunir para decidir quando estiverem presentes, no mínimo, 3 (três) dos membros;
b) Reger-se por este Regulamento Geral, pelo Código de Disciplina Esportiva e Regras oficiais da modalidade disputada;

ART. 11º - À comissão disciplinar compete:

a) Apurar as irregularidades ocorridas antes, durante e após as competições quando cometidas por qualquer participante dos jogos (atleta, árbitros, dirigentes, entre outros);
b) Aplicar o Código Disciplinar Esportivo cabível aos atos de indisciplina e / ou anormalidade.

Parágrafo único - Para a realização dos jogos da V Copa AG de Futsal, toda equipe, atleta, dirigente ou membro de Comissão Técnica e/ou Arbitragem que der início a brigas, depredação de patrimônio da escola que estiver realizando os jogos será automaticamente excluído da competição, além de custear os danos provocados pelos seus representantes.

CAPÍTULO VII - DA REALIZAÇÃO

ART. 12º - Os jogos da V Copa AG de Futsal serão realizados também nas escolas convidadas se tiverem condições de cederem a sua quadra poliesportiva.

ART. 13º - V Copa AG de Futsal terá sua abertura no dia 04 de maio de 2013 (sábado), às 8h30, na Escola AG. Já a tabela dos jogos será divulgada após a confirmação das escolas convidadas.

ART. 14º - V Copa AG de Futsal será disputada na idade de 11 a 14 anos na categoria Feminino, de sub-12 e sub-14 no masculino;

CAPÍTULO VIII - DAS CATEGORIAS E FAIXA ETÁRIA

ART. 15º - V Copa AG de Futsal será disputada nas seguintes categorias e faixa etárias

CATEGORIAS FAIXA ETÁRIA

FEMININA 11 A 14 ANOS
SUB-12 10 A 12 ANOS
SUB-14 12 A 14 ANOS

Parágrafo único - Para a V Copa AG de Futsal os alunos deverão, na hora dos jogos, mostrar CARTEIRA DE IDENTIDADE.

CAPÍTULO IX - DAS INSCRIÇÕES

ART. 16º - Terão direito a participar da V Copa AG de Futsal as escolas convidadas que confirmarem sua presença até a data de 02 de Abril de 2013, com a taxa de inscrição paga, que será de R$ 100,00 (cem reais) por categoria.

ART. 17º - Terão direito a participar da V Copa AG de Futsal os alunos que comprovarem (ou representante da escola convidada) estar regularmente matriculados na escola convidada, e que estejam localizadas na Imbiribeira e adjacentes.

ART. 18º - O número de inscritos por categoria:

MODALIDADE Nº. DE ATLETAS TÉCNICO DIRIGENTE
FUTSAL 10 1 POR EQUIPE 1 POR EQUIPE

ART. 19º - §1º - As equipes deverão se apresentar para identificação 20 minutos antes do horário determinado em tabela para o início do seu jogo;
§2º - Na ausência de umas das equipes e/ou apresentação sem número mínimo legal de atletas para iniciar o jogo, haverá uma tolerância de 10 minutos, considerando o horário estabelecido na tabela.
§3º - Quando as equipes se apresentarem para o jogo com os uniformes semelhantes, a critério do árbitro, haverá sorteio para indicar a equipe que deverá mudar de camisa, ou usar o colete de jogo.
§4º - A numeração das camisas deverá constar na frente e nas costas do uniforme do atleta, não sendo permitido qualquer tipo de improvisação ? esparadrapo, fita adesiva, e outros.

Parágrafo único - AS ESCOLAS QUE FOREM JOGAR FORA DE SUAS UNIDADES FICAM PROIBIDAS DE LEVAREM TORCIDAS, A NÃO SER NA FINAL.

CAPÍTULO X - DOS CERIMONIAIS

ART. 20º - V Copa AG de Futsal terá:

a) Um cerimonial de abertura, que constará de desfile das escolas convidadas e o Hino Nacional.

CAPÍTULO XI - DA FORMA DE DISPUTA

a) Na categoria Feminina, a classificação será de pontos corridos e as duas melhores equipes disputaram à final. Já o terceiro lugar será o que ficar na terceira posição, após a classificação final;

DEPENDENDO DA QUANTIDADE DE EQUIPES - A categoria Sub-12 e Sub-14 masculino será dividida em dois grupos nos quais todos se enfrentaram e as duas melhores equipes de cada grupo disputaram a semifinal (1º lugar do grupo A jogará com o 2º lugar do grupo B / 1º lugar do grupo B jogará com o 2º lugar do grupo A). Já a final (vencedor do 1º jogo com o vencedor do 2º jogo) para disputa do terceiro lugar (será o perdedor do 1º jogo com o perdedor do 2º jogo).

CAPÍTULO XII - DOS CAMPEÕES

ART. 21º - Será proclamada campeã a unidade escolar que vencer a final da V Copa AG de Futsal.

CAPÍTULO XIII - DA PREMIAÇÃO

ART. 22º - V Copa AG de Futsal premiará os atletas e técnicos das unidades escolares participantes com medalhas para 1º lugar, mais troféu, 2º lugar (só medalha) e 3º lugar (só medalha).

NORMAS ESPECÍFICAS DE FUTSAL

A competição será regida pelas Regras Oficiais da CBFS, Regulamento Geral da competição.

1. A competição da equipe feminina, Pré-mirim e Mirim masculino terá 15 (quinze) minutos de tempo e intervalo de 5 (cinco) minutos.

2. A contagem de pontos para classificação das equipes será:

a) Vitória 03 pontos
b) Empate 02 pontos
c) Derrota 00 ponto

3. Em caso de empate entre duas ou mais equipes, serão adotados os seguintes critérios em ordem de citação:
a) Maior número de vitórias;
b) Saldo de gols;
c) Maior número de gol pró;
d) Expulsão 2 pontos (negativos); Advertência 1 ponto (negativo);
e) Sorteio.

4. Nos casos em que o jogo não puder terminar empatado, a decisão será feita através de PRORROGAÇÃO de 2 períodos de 5 minutos, sem intervalo. Persistindo o empate haverá uma cobrança de penalidades, de acordo com o que determina a Regra Geral do Futsal.

5. O atleta ou membro da Comissão Técnica que for penalizado com 3 cartões amarelos ou um cartão vermelho estará automaticamente suspenso da partida seguinte que vier a ser disputada.

6. Lembramos às equipes a obrigatoriedade das caneleiras, bem como a numeração das camisas na frente e nas costas.

Os casos omissos e excepcionais serão resolvidos pela direção geral da V Copa AG de Futsal.

V Copa AG de Futsal terá sua abertura no dia 04 de maio de 2013 (sábado), às 8h30, na Escola Anita Garibaldi, que constará de desfile dos atletas representando sua escola com a bandeira da mesma e o Hino Nacional.

1- A unidade de ensino que for participar da V Copa AG de Futsal deverá pagar a taxa de inscrição no período de 15 de março a 15 de abril de 1013 sem prorrogação da data. A inscrição para V Copa AG de Futsal será no período de 01 de abril a 22 de abril de 2013, sem prorrogação da data.
2- A ficha de inscrição deverá ser preenchida corretamente na Escola Anita Garibaldi, pelo o professor responsável do estabelecimento de ensino na presença do professor responsável pelos jogos;
3- Para ficha de inscrição, o professor responsável deverá trazer uma foto (recente) de cada aluno e as carteiras de identidade dos mesmos. A ficha de inscrição será carimbada na presença do professor responsável pelos jogos;
4- A ficha de inscrição depois de preenchida permanecerá aos cuidados do professor responsável pelos jogos; não podendo em hipótese alguma ter mais substituição de jogadores;
5- Os atletas deverão mostrar sua identidade em todos os jogos que participar;
6- Ter cuidado quando preencher o número do documento na ficha de inscrição, pois se não estiver igual ao conferido na hora do jogo, o atleta ficará de fora da partida.

OBS - V Copa AG de Futsal será disputada nas seguintes categorias e faixa etárias:

CATEGORIAS - FAIXA ETÁRIA

FEMININO - 11 A 14 ANOS
SUB-12 - 10 A 12 ANOS
SUB-14 - 12 A 14 ANOS

Parágrafo único - Para a V Copa AG de Futsal os alunos deverão, na hora dos jogos, mostrar um documento de identificação com foto (CARTEIRA DE IDENTIDADE).

ABERTURA: DIA 04 DE MAIO DE 2013 (SÁBADO)
HORÁRIO: 8h30
LOCA: ESCOLA ANITA GARIBALDI

Professor de Educação Física e organizador da V Copa de Futsal AG, Sérgio Lopes.

voltar